Validação de CPF

  • brunociab
    Asked on July 2, 2016 at 1:19 PM

    Eu inseri um campo de CPF no meu formulário. É possível fazer a validação deste campo?

      O que é o CPF?

    O CPF ou Cadastro de Pessoa Física é um documento brasileiro emitido pela Secretaria da Receita Federal do Ministério da Fazenda. Seu número é composto por 11 dígitos, sendo os dois últimos os dígitos verificadores, que atestam se o número do CPF é válido.
       

    O CPF é o principal documento do consumidor brasileiro. Alem de ser um documento de identificação , as empresas brasileiras consultam este documento para saber se o cliente tem dívidas com outras empresas, para assim tomar decisões a respeito de liberação de créditos financeiros.

     

    Observação: Eu já coloquei a mascara de entrada. Entretanto o documento CPF brasileiro possui um cálculo matemático verificador que atesta se o CPF é válido. Veja no link abaixo como funciona este cálculo.

     http://gurudoexcel.com/como-e-feito-o-calculo-de-validacao-cpf/

     

    Jotform Thread 874580 Screenshot
  • Kevin Support Team Lead
    Replied on July 2, 2016 at 10:58 PM

    Based on the link you have shared us seems like would not be enough to set an input mask to the field, since you need to make some calculations to validate the value. 

    To achieve it you will need to use the Form Calculation widget: https://widgets.jotform.com/widget/calculation 

    This guide will help you to add the widget to your form: How-to-Add-a-Widget-to-your-Form

    But do note that using the calculation widget, you will need to ask your user for the required values so you can get the calculated value and then verify if it is correct. 

    Seems like this is currently the only way to achieve it, otherwise this could not be possible. 

  • Eduardo_H
    Replied on September 26, 2020 at 4:31 PM

    Olá,

    Caso ainda tenha interesse em uma ferramenta de validação de CPF, confira este formulário:

    https://form.jotform.com/210985481161962

    Com uso de Cálculo de Formulário e Lógica Condicional , ele verifica a validade da sequência de acordo com o algoritmo utilizado pelo governo para emitir CPFs.

    Devido à complexidade do formulário, não recomendamos que tente reproduzir a sua montagem. Ao invés disso, clone-o para a sua conta para utilizar em seus próprios projetos. Veja neste manual como fazer a clonagem:

    Guia: Como-clonar-um-formulário-existente-pela-URL

    A partir do formulário clone, você pode adicionar os elementos que desejar. Caso já tenha campos configurados em outros formulários e queira aproveitá-los, você pode utilizar a ferramenta de gerenciamento de campos para copiá-los:

    https://fieldmanager.jotform.io/

    Havendo qualquer dúvida estamos à disposição.