Como incorporar uma agenda no meu formulário para ver datas livres para reserva?

  • fcfritas
    Asked on November 26, 2020 at 3:00 PM

    Eu até uso o zapier pra algumas coisas mas como vc mesmo falou meu sistema é um pouco complexo. Eu precisava agora colocar umas funções como cancelamento de reserva e edição feitas pelo próprio cliente porém o jotform leva o cliente para uma URL própria e sendo assim ele não consegue visualizar o calendário referente ao veiculo que reservou.

    Se tiver alguma dica de como eu poderia fazer isso tb te agradeço. Eu já consegui fazer um link direto do email de confirmação de reserva para a url de cada veículo com seus respectivos calendários mas no link de editar vcs tem uma url própria sendo assim o cliente não consegue ver se o veículo está livre ou não. Eu precisava enderessar o {edit_submition} para essas URLs do meu site específicas para cada carreta.

  • Gustavo_H
    Replied on November 26, 2020 at 3:01 PM

    Olá, novamente, fcfritas.


    Me ajuda a entender, creio que se organizamos bem a ideia vai ser mais fácil para mim ver qual a melhor forma de te ajudar, ou dar um feedback claro para nossa equipe de programadores. A ideia primordial do seu fluxo de trabalho é que você quer em seu formulário mostrar as data que estão disponívies, seja preenchendo pela primeira vez ou editando uma submissão, certo? Da mesma forma que você incorporou o calendário no seu website, você já tentou incorporar o iframe da agenda no seu formulário? Por favor, tente realizar isso usando o nosso Incorporador de Iframe. Por favor, te peço que retorne aqui para me indicar como foi. Se você consegue colocar a Agenda no seu formulário, tanto preenchendo pela primeira vez quanto editando, seu cliente vai poder ver as datas. Indico criar um clone para fazer testes de mudanças.

    Guia Completo 👉 como-clonar-um-formulario-de-um-website


    Espero sua resposta.


    Atenciosamente,

  • fcfritas
    Replied on November 26, 2020 at 3:19 PM

    Sim Gustavo, ja tentei fazer isso porém quando vc usa o incorporador de iframe este não se ajusta na versão mobile. Quando abro no celular o calendário fica enorme com cursores e fica completamente impossível de lidar, ainda mais se tratando de clientes que querem rapidez e praticidade. No caso do wix eles já tem um plugin próprio que se adapta perfeitamente a qualquer formato de visualização, te oferece várias possibilidades de design e sinca com todas as agendas de cada veículo. 90 % dos meus clientes reservam pelo celular.

    Segue o print de como fica o google agenda incorporado pelo wix.

    Abs e valeu pela força e empenho em solucionar meu problema.


    1606421987 5fc00de333697 Screenshot 2020 Screenshot 101606421986 5fc00de2e020a Screenshot 2020 Screenshot 21

  • Gustavo_H
    Replied on November 26, 2020 at 4:57 PM

    Olá novamente,


    Que pena, imaginei que o grande problema seria que você tem que filtar a agenda por cada veículo, não sei você pode fazer isso com um link específico dentro do iframe. Entretanto, olhando todo cenário do seu fluxo de trabalho, me parece que você criou tudo muito bem. A integração do calendário está bem e funcionando como devido e você pode filtrar por veículo, um excelente trabalho.

    O único que me vem a mente é te indicar para criar clones e ver como seria com o Agendamento e o Date Reservation. Me parece que o Date Reservation poderia funcionar bem para ti, apenas tem que ajustar uma forma de pegar o start date e o end date. Note que, já levei aos nossos programadores sua sugestão para selecionar múltiplas datas de uma só vez: https://www.jotform.com/answers/2728052.

    Muitas das coisas que conversamos, são funcionalidades que ainda não temos na plataforma, mas todas já forma levadas ao nosso time back-end.

    Por favor, se tiver mais dúvidas, abra um chamado novo para outras consultas ou acesse os chamados anteriores para seguir a conversaçãode acordo com cada tópico.

    Obrigado por toda sua compreensão e amabilidade sobre as limitações que ainda temos. Posso te garantir que o pessoal está trabalhando duro para deixar a plataforma ainda melhor.


    Atenciosamente, 😀✨

  • fcfritas
    Replied on December 3, 2020 at 9:46 AM

    Olá Gustavo, desculpe pela demora pra responder.

    Sim, complementando o que vc falou no final do seu atendimento eu acredito muito na evolução dessa plataforma. Eu uso desde o começo.

    Eu já pensei em migrar pra plataforma Bubble, que é para no coders como eu, mas eu penso que o jotform poderia evoluir pra isso de uma maneira muito mais prática. O Bubble apesar de ser "no code" ainda assim é bastante complicado e requer um estudo mais aprofundado porém vc consegue fazer qualquer coisa inclusive gerar aplicativos.

    Como vc já pode perceber, agora minha maior necessidade é um calendário de eventos inteligente onde eu possa bloquear datas já reservadas utilizando start and end dates e também uma sincronização com a edição dos envios, esta que já existe no calendário do Jotform tables mas não me atende uma vez que não consigo transportar isso para dentro do formulário.

    Com o que tenho agora, caso um cliente queira estender as datas de sua própria reserva através do editlink, ele não saberá se o veículo já está reservado por outra pessoa pois não tem acesso ao meu widget do google agenda que fica numa url diferente. Tão pouco conseguimos cancelar um envio também através do editlink o que também é um pedido constante dos meus clientes.

    Hj o que temos são essas limitações que eu consegui driblar mas acredito sim na evolução do jotform que já vem acontecendo.

    Outra coisa que eu acho que poderiam fazer para ampliar o leque de possibilidades seria criar agrupamentos das condições lógicas.

    Hj eu tenho uma modalidade de cobrança por KM rodado que envolve varias condições para atingir um só objetivo. Caso eu quisesse criar uma outra modalidade de cobrança com as mesmas funções porém com valores diferentes e que eu tivesse duas pastas com elas todas agrupadas e pudesse criar uma condição para escolher uma opção entre essas duas pastas seria o melhor dos mundos. Segue exemplo abaixo.

    1607004874 5fc8f2cad06ee Screen Shot 202 Screenshot 10


    Aproveitando esse post vou colocar mais algumas questões pois pra mim é mais fácil continuar com o mesmo atendimento mesmo que vc crie outro ticket depois.

    Eu venho estudando o Jotform Tables mas não consegui evoluir no sentido de conseguir criar um balanço anual da empresa. Eu já reparei , aproveitando o ensejo da outra questão , que vcs criaram a possibilidade de agrupamento nas colunas das planilhas. Inclusive tentei usar isso pra conseguir dividir meus envios pelos meses do ano e assim capturar o meu faturamento mensal e jogar em um dos gráficos e também como resultado de cada mês. Este está sendo meu objetivo porém não consegui concluir e vou explicar o porque com os prints a seguir:

    Nesse print abaixo eu tive que criar um campo de multipla escolha no formulário pois o jotform tables não agrupa outros tipos de coluna que não sejam de multipla escolha en†ão usei isso para separar minha planilha em meses do ano. Mas o grande problema é que eu dependeria de uma condição lógica que pegasse a informação do ano e do mês do campo de data DO DIA e jogasse para o Campo MESES, sendo assim a tabela reconheceria o mês correspondente do envio e tudo ficaria automático.

    1607006283 5fc8f84bdbf6e Screen Shot 202 Screenshot 21


    Segue mais um print de como consegui dividir a tabela:


    1607006474 5fc8f90a44929 Screen Shot 202 Screenshot 32


    Nesse abaixo eu consegui ter o balanço da quantidade de envios por mês mas gostaria que os valores de faturamento de cada mês aparecesse em cima de cada gráfico:


    1607006563 5fc8f963af533 Screen Shot 202 Screenshot 43


    A minha idéia é começar a vender a franquia do meu negócio e por isso isso cada franqueado seria um usuário no jotform e teria seu grupo de veículos com seu próprio formulário e balanço mensal automático.

    Fico aguardando suas considerações



  • Gustavo_H
    Replied on December 3, 2020 at 12:14 PM

    Bom dia, fcfritas. Uau, essa sim é uma resposta bem completa e detalhada.


    Para poder analizar e entender toda a mensagem com calma, te peço que espere um pouco mais. A noite eu retorno e posso te dar uma resposta para cada uma das suas indagações com mais calma e precisão. Poderia ser? Se sim, e não há problema algum de esperar até a noite para a resposta, não precisa responder nada aqui, mais tarde já retorno com respostas.


    Muito obrigado pela compreensão.


    Tenha uma excelente tarde 😀✨

  • Gustavo_H
    Replied on December 3, 2020 at 10:11 PM

    Boa noite, fcfritas. Desculpa pela longa demora. Infelizmente, o tempo foi necessário para voltar a sua pergunta com energias renovadas, vamos lá ...


    Com o que tenho agora, caso um cliente queira estender as datas de sua própria reserva através do editlink, ele não saberá se o veículo já está reservado por outra pessoa pois não tem acesso ao meu widget do google agenda que fica numa url diferente. Tão pouco conseguimos cancelar um envio também através do editlink o que também é um pedido constante dos meus clientes.

    Nesse chamado, tentei te instruir sobre como desabilitar a opção de criar um novo evento ao após editar uma submissão. Posso ver que essa opção segue habilitada no seu formulário. Você pode me confirmar que você testou a opção e não funcionou para você? Faça um teste editando uma submissão desmarcando as datas e alterando as datas e veja se isso pode cancelar/alterar agendamento. Em este caso, só estou seguro que um novo agendamento não será feito após editar.

    Sobre esse tópico, todas as indagações e sugerências foram com sucesso passadas para nossos programadores. O melhor campo para fazer isso, no qual você poderia cancelar e editar agendamentos seria o próprio widget Agendamento. Porém, como discutido aqui, não é possível selecionar múltiplos campos nesse widget ainda. Faltou adicionar isso aos programadores e vou fazer em alguns minutos. Assim, você vai poder se enterar se implementamos essa funcionalidade no futuro próximo. Vejo que temos outros clientes pedindo por isso.


    Aproveitando esse post vou colocar mais algumas questões pois pra mim é mais fácil continuar com o mesmo atendimento mesmo que vc crie outro ticket depois.

    Entendo que talvez para você seja mais fácil para você, entretanto, trabalhamos com uma questão por chamado, por que dessa forma evitamos confusão. Por exemplo, se esse seu chamado for direcionado para um outro colega, ele teria que ler toda nossa conversa para saber do que estamos falando, e teria dificuldades, com um chamado para cada assunto, apenas com o título ele pode entender o que tá acontecendo e ajudar a gente. Quando mais pessoas da equipe de suporte participar no nosso chamado, melhor, pode ser que um colega meu tenha outra visão/perspectiva sobre o assunto, que eu não tive, e resolva o seu problema. Por isso, gentilmente te peço que sigamos dessa forma.


    Assim, movi as suas questões para dois novos chamados:

    1. Referente ao uso de pastas para condições lógicas;
    2. Referente ao uso de JotForm Tables para criar uma balanço anual;


    Em alguns minutos te respondo sobre essas questões em seus respectivos chamados. Sei que você gostaria muito de impulsionar cada vez mais seu negócio usando nossa plataforma, e somos muito agradecidos por isso. Temos coisas para trabalhar e melhorar, e agradecemos por cada informação e opinião que você nós fornece. Muito obrigado.


    Atenciosamente,

  • fcfritas
    Replied on December 4, 2020 at 9:34 AM

    Nesse chamado, tentei te instruir sobre como desabilitar a opção de criar um novo evento ao após editar uma submissão. Posso ver que essa opção segue habilitada no seu formulário. Você pode me confirmar que você testou a opção e não funcionou para você? Faça um teste editando uma submissão desmarcando as datas e alterando as datas e veja se isso pode cancelar/alterar agendamento. Em este caso, só estou seguro que um novo agendamento não será feito após editar.

    Minha dúvida na verdade sobre a opção "criar um novo evento ao editar" é exatamente a mesma que a sua. Se quando ela está desligada, ao editar as datas das reservas, estas são sincronizadas e alteradas no google agenda automaticamente ou se simplesmente não acontece nada. Ja desabilitei essa opção em todas as agendas e vou fazer um teste. O ideal é que o google agenda atualize as mudanças automaticamente caso contrário eu terei que voltar com essa opção para que a integração crie um novo evento editado e sendo assim deletar manualmente a outra.

    Outra coisa seria um link de cancelamento igual ao edit link para os clientes deletarem suas reservas(seus envios) pelo email, nesse caso seria algo do tipo: {deletelink} no corpo no email. Não sei se o jot form tem essa facilidade.


  • fcfritas
    Replied on December 4, 2020 at 10:08 AM

    Então, fiz o teste e editei um envio , nada aconteceu no google agenda. A integração só cria um novo evento em cada envio e cria outro novo com a opção marcada, ou seja, fica o envio antigo lá que tem que remopver manualmente infelizmente.

  • Gustavo_H
    Replied on December 4, 2020 at 3:18 PM

    Obrigado, fcfritas.


    Também fiz um teste aqui com outro formulário, e infelizmente, quando editamos uma submissão, o agendamento não é cancelado ao excluir os números do campo de data, e tão pouco, o agendamento é alterado após mudar as datas. Nesse chamado aqui, vou levar a sugestão para o time back-end. Não podemos dar um prazo para quando novas funcionalidades serão implementadas, já que isso depende de múltiplos fatores, como a quantidade de usuários beneficiados, prioridades e disponibilidade do time.


    Obrigado por fazer o teste e voltar aqui para nos dizer como foi.


    Atenciosamente,