Como criar um processo de confirmação de inscrição em um evento?

  • Profile Image
    CAMARTI
    Asked on March 03, 2021 at 03:22 PM

    Boa noite

    Tenho um formulário publicado destinado ao registo de um evento futuro, já com um conjunto de registos de interessados.

    Porém, em breve, terei que pedir o pagamento do valor da inscrição. Faz sentido utilizar um segundo formulário linkado ao inicial e que, por exemplo, usando o endereço de email, mostre ao interessado os dados existentes e que lhe permita reconfirmar a inscrição e efectuar o pagamento de acordo com as instruções que lhe daremos. (não haverá integração com plataformas de pagamento)

    Como vou buscar os dados à tabela existente?

    Obrigado a todos

    Carlos Martins



  • Profile Image
    Gustavo_H
    Answered on March 04, 2021 at 08:00 AM

    Olá, Carlos. Espero que esteja tudo bem por aí.


    Com um pouquinho mais de informações vamos encontrar a melhor forma de fazer o que você precisa.

    1. Você tem uma data específica para enviar o segundo formulário para confirmação? Se sim, podemos criar no formulário inicial um email automático(nessa data) para pedir o que o usuário confirme a inscrição no link do segundo formulário auto preenchido com as respostas anteriores.
    2. Como vou buscar os dados à tabela existente? Essa pergunta eu não entendi muito bem. Mas isso me lembrou da segunda opção, que seria fazer tudo isso em um único formulário. Você teria os campos de confirmação ocultos por padrão no seu formulário e seriam apenas mostrados quando o usuário entrasse para confirmar a inscrição(seria como o segundo passo do seu formulário). Da mesma forma anterior, você enviaria na data definida o link para editar o envio inicial.
    3. Agora, se você não tem uma data definida para pedir a confirmação, podemos pensar em formas de fazer isso, mas seria uma solução mais manual, por exemplo, usando um email que realiza as opções 1 ou 2 quando você edita o envio inicial deles. Me informe se este é o caso e pensaremos na melhor forma de fazer isso.


    Por favor, nos deixe saber qual opção acima encaixa melhor as suas necessidades e te explicarei o passo a passo de como fazer isso.


    Tenha um excelente dia

  • Profile Image
    CAMARTI
    Answered on March 04, 2021 at 08:28 AM

    Caro Gustavo

    Obrigado

    Portanto, vejamos, a)tenho já um form feito e umas centenas de nomes e dados como endereços de email e b) tenho uma data futura.

    Esse form não contemplou (também não sabia como...) este 2º passo da reconfirmação; mas tenho uma data que será em meados de Abril, onde, em simultâneo, faremos esse pedido e inerente pagamento via Bancos.

    Portanto, sim é como diz em 1, e os dados que me refiro são os que já tenho das respostas iniciais.

    Ou seja, pelo que percebo:

    1-Altero o form existente mas "escondo" as alterações

    2-Mando o mail para todos, quando chegar o momento, tendo antes, "desocultado" os campos adicionais;

    3- o Jotform tem esta funcionalidade de envio para este universo de inscritos? Poderei faze-lo no cliente de email sem problema, caso isso não seja possivel fazer dentro do jotform

    4-Agora, como se faz para que cada um veja o seu form, apenas e só o seu, com os campos anteriores e pedindo a info adicional, com a possibilidade de rectificar algum dado que tenha algum erro?

    Penso que terá ficado mais claro, agora

    Muito obrigado pela fantástico apoio.

    Carlos Martins



  • Profile Image
    Eduardo_H
    Answered on March 04, 2021 at 12:20 PM

    Olá, Carlos

    Obrigado pelas informações.

    Como as respostas já foram feitas, recomendo que prossiga da seguinte forma:

    1 - Inclua o campo referente ao pagamento no formulário (lembre-se que, pelos termos de uso da Jotform, não é permitido coletar dados de pagamento nos formulários, como números de cartão de crédito, exceto através de integrações de pagamento)

    2 - Caso ainda não tenha feito, configure um e-mail de resposta automática para o formulário, com a mensagem que você quer que os usuários recebam. Instruções abaixo:

    Guia: Configurando-um-e-mail-de-resposta-automatica

    3 - Insira também no e-mail de resposta um Link de edição. Quando os usuários clicarem no link, poderão editar a sua resposta feita anteriormente. Instruções abaixo:

    Guia: Como-permitir-que-usuarios-editem-posteriormente-as-suas-respostas

    4 - Na aba "Avançado" das configurações do e-mail, ative a opção "Enviar ao editar", conforme a imagem:

    1614872187_6040fe7b1808c_Screenshot(3).p


    5 - Na sua "Caixa de Entrada", para cada resposta, clique "Edit Submission" e envie novamente o formulário clicando no botão de enviar (não é necessário fazer nenhuma alteração). Isto irá disparar o e-mail de resposta automática.

    1614874743_6041087777f0e_Screenshot(5).p


    O usuário receberá imediatamente o e-mail de resposta automática configurado, com o link de edição, onde poderá retificar as repostas feitas anteriormente e visualizar o campo referente ao pagamento.

    Espero ter ajudado. Seguimos à disposição.